Alimentos que restauram a imunidade

Como são suas refeições no dia a dia? Para manter a imunidade em alta e escapar de contrair gripes e resfriados, a alimentação equilibrada pode ser sua melhor aliada. E sabe por quê? Quando ingerimos uma quantidade boa de frutas e legumes por dia, as vitaminas e os antioxidantes presentes nesses alimentos contribuem para fortalecer nosso sistema imunológico.

MUITAS FRUTAS TODOS OS DIAS

O organismo precisa manter os níveis de vitaminas A e C para evitar a chegada de doenças como gripes e resfriados, vindas juntamente com as alterações de temperatura. Mas não se engane, essas não são as únicas vitaminas que o corpo precisa para ficar saudável.

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Portanto, é importante consumir um mínimo de cinco porções de frutas variadas por dia. A vitamina C é importante para a saúde do corpo e está presente em alimentos como laranja, limão, goiaba, morango, batata-doce e até em temperos como a salsinha.

Já a vitamina A, conseguimos encontrar nas proteínas como o bife de fígado e também em alguns legumes, como a cenoura. As frutas de cor amarelo-alaranjada, como mamão, manga e caqui também possuem uma maior quantidade dessa vitamina. Por isso, capriche na escolha desses alimentos.

FAÇA BOAS ESCOLHAS NO PRATO

Além dos nutrientes essenciais presentes nas frutas, verduras e legumes, suas células, seus tecidos e os órgãos também precisam de uma alimentação consciente e equilibrada, com fontes de proteína, carboidratos, gorduras e sais minerais para continuar formando bem a imunidade.

três sacolas pardas com alimentos saudáveis dentro

O cuidado com sua imunidade começa na alimentação. Procure comprar alimentos naturais e nutritivos para o dia a dia. Imagem: iStock

Agora, não adianta comer bem e com variedade na hora de montar o prato se o seu organismo estiver desidratado. Portanto, beba muita água todos os dias! A hidratação do corpo também é fundamental para manter o bom funcionamento das células do sistema imunológico. E esperar a sede chegar não é bom sinal, portanto carregue uma garrafinha de água e procure enchê-la várias vezes ao dia.

COMO CRIAR UMA ROTINA SAUDÁVEL NA CORRERIA

A vida anda cheia de compromissos e o tempo se tornou pequeno para se dedicar a uma boa alimentação? Para não perder o equilíbrio de nutrientes e reforçar a imunidade sem precisar sair de casa várias vezes, vale seguir algumas dessas dicas:

  • Planeje um cardápio para a semana, já listando os ingredientes necessários. Assim, você utiliza o que tem na geladeira e consegue criar refeições completas;
  • Vai ao supermercado ou à feira? Atente-se para os dias e horários com menos movimento. E, se possível, compre o que falta através da internet, evitando aglomerações;
  • Fazer compras com fome ou com as crianças nunca é a melhor pedida. Então, aproveite esse tempo para organizar o que está faltando na despensa sem cair nas tentações;
  • Evite levar pra casa alimentos ultra processados, como embutidos e bolachas recheadas. O ideal é que você possa colocar toda a família para ajudar na cozinha e ainda preparar refeições frescas e mais naturais;
  • Que tal aproveitar esses dias de calor para consumir mais sucos de frutas? Aquela banana um pouco velha junto com metade de uma maçã também podem virar uma poderosa vitamina. Use a criatividade.

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LEGUMES QUE DURAM MAIS NA GELADEIRA

Agora que você já fez as compras, saiba a importância de organizar sua geladeira para não esquecer nenhum alimento estragando ali. Assim, você garante refeições de qualidade durante toda a semana. Em primeiro lugar, higienize tudo o que vier do mercado com álcool e lave os legumes e verduras. Agora então você pode congelar ou armazenar em sacos plásticos limpos alguns desses alimentos, para manter a rotina prática sem perder os nutrientes.

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Fonte: Blog da Saúde | Unimed | Ministério da Saúde