Aprenda a controlar seu estresse

Dias agitados, humor alterado e sentimento de angústia são sintomas comuns de uma causa que assola cada vez mais brasileiros: o estresse. A necessidade de fazer muito em pouco tempo e enfrentar imprevistos durante a rotina já repleta de preocupações pode gerar situações que podem fazer muito mal ao nosso organismo.

VOCÊ CONSEGUE ADMINISTRAR BEM SEU TEMPO?

Pode não parecer fácil, mas o estresse é algo que pode ser evitado, quando administramos melhor nosso tempo e os períodos de maior irritação. Manter um sono tranquilo, controlar o peso e sentir-se saudável são práticas de grande valia na hora de recuperar-se de um momento ruim.

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É normal haver situações em que o estresse é programado. Isso acontece quando uma situação nova ou desconfortável está prestes a chegar, como uma entrevista de emprego, uma reunião difícil ou uma dura conversa com alguém próximo. Esses momentos trazem sintomas físicos ao corpo que podem prejudicar a saúde mental. Entretanto, há algumas formas simples de se manter mais calmo:

  • Imagine-se diante da situação;
  • Respire profundamente para relaxar;
  • Mantenha-se otimista em relação à situação;
  • Procure mentalizar um roteiro de coisas que precisarão ser ditas. No caso de entrevista para um novo emprego ou cargo, refletir sobre o que pode ser questionado e como você resolveria essas questões é um bom passo para acalmar a mente;
  • Caso algum imprevisto ocorra bem na hora crítica, lembre-se de ter sempre um plano B na manga.

Manter uma rotina atribulada demais contribui para o estresse em todas as idades. Reserve um tempo para o ócio.

SENTIMENTO NORMAL

É plenamente normal ter picos de estresse durante a vida, já que muitas situações fogem ao nosso controle. Mas atenção! Se o sentimento permanecer persistentemente elevado, pode se tornar um problema e evoluir para depressão.

Nessas horas, uma ajuda profissional é bem vinda para evitar episódios depressivos e transtornos de ansiedade. Você sente dificuldades de controlar seu estresse? Então procure um profissional de saúde mental e converse sobre isso.

FORMAS DE MINIMIZAR E EVITAR O ESTRESSE

Comece a planejar melhor o seu tempo. Escrever listas de pendências ajuda a deixar tudo mais organizado na mente. Também vale pedir ajuda da família para colaborar. Se você é uma pessoa ansiosa, tente terminar uma tarefa antes de começar outra para reduzir a sensação de corpo sobrecarregado.

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Relaxe mais seus músculos. Os momentos de estresse causam tensão e os exercícios físicos ajudam a relaxar. Alongamento ao longo do dia e pausas no trabalho, além de um banho quente antes de dormir podem fazer maravilhas por você.

Manter-se ativo é essencial. E ter uma alimentação saudável também. Trate de fornecer toda a energia necessária ao seu corpo, para que ele possa se recuperar melhor quando algo sair do seu controle. Falta de vitaminas prejudicam a saúde, portanto um pouquinho de sol no início da manhã vai bem também.

DIVERSÃO REDUZ O ESTRESSE

Divirta-se mais! O trabalho excessivo causa mal estar e prejudica as perspectivas de um futuro saudável. Portanto, todos precisam reservar um tempo para a diversão e também para não fazer nada. Tem filhos? Evite manter a rotina das crianças cheia de atividades. O ócio também é amigo da saúde e pode ajudar a minimizar o estresse.

Descobrir o que você gosta de fazer e aprender a se divertir mesmo que algo não saia como planejado são exercícios diários que ajudam a cuidar da sua saúde.

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Fonte: Unimed | Mundo RH | Ministério da Saúde