Colágeno: quando e por que tomar?

Assim como outros suplementos alimentares, antes de começar a ingerir colágeno é preciso pensar se o seu corpo precisa desse complemento. Feito a partir de ossos e cartilagem bovina, ele pode ser usado para complementar a produção que já acontece naturalmente no nosso corpo, ajudando a melhorar também o aspecto da pele e fortalecendo as articulações, as unhas e os cabelos.

COMO O COLÁGENO ATUA NO CORPO

Esse é um suplemento que pode ser encontrado em farmácias, drogarias, pela internet ou lojas de produtos naturais, para ser ingerido na forma de cápsulas ou pó próprio para diluição em água, sucos e chá.

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O preço pode variar dependendo da forma que o colágeno se apresenta, bem como a quantidade contida nas embalagens. Mas quando ingerir colágeno pode ser uma opção? Normalmente, a partir dos 30 anos. Isso porque a ingestão de colágeno nessa fase ajuda a diminuir os danos de sol e do cigarro na pele, além de ser um benefício para quem ainda é jovem, mas tem uma alimentação muito pobre em nutrientes.

O colágeno pode ser consumido em cápsulas ou em pó, misturado a bebidas e sopas.

 MAIS FIRMEZA NA PELE

O aspecto de pele opaca e sem elasticidade estimula o envelhecimento precoce. É nesse momento que muita gente inicia tratamentos através da ingestão de colágeno hidrolisado. Como uma das muitas substâncias que nosso corpo já produz, o colágeno é fundamental para a formação de vários tecidos como pele, cartilagens, ossos e tendões e também para proteger os órgãos.

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À medida que envelhecemos, o organismo tende a diminuir a produção de colágeno, o que resulta em maior flacidez da pele. É aí que começam também as temidas dores nas articulações, por isso é tão importante manter uma alimentação equilibrada, com nutrientes e exercícios físicos para fortalecer as estruturas corporais.

COLÁGENO HIDROLISADO

O colágeno hidrolisado nada mais é do que a forma na qual o colágeno se encontra. Após passar por um processo em que suas moléculas diminuem de tamanho, pode ser melhor absorvido pelo organismo. É por isso que toma-lo em forma de suplemento torna-se viável.

Também é possível prevenir e tratar a osteoporose através da suplementação de colágeno, além de fortalecer os tendões e ligamentos para uma velhice mais saudável. Mas a alimentação saudável continua sendo a maior aliada, já que sem hidratação adequada e com uma rotina pobre de vitaminas, a suplementação pode não trazer os resultados esperados.

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E PARA OS VEGERATIANOS?

O colágeno em cápsulas pode ser indicado para pessoas que não conseguem consumir a quantidade ideal de colágeno através da proteína na alimentação. A falta dessa substância favorece o aparecimento de problemas articulares. Incluir na alimentação mais vegetais que são fonte de proteína e gelatinas pode ajudar a manter os níveis saudáveis.

COMO MANTER A SAÚDE

Normalmente as quantidades recomendadas de ingestão de colágeno estão entre 8 e 10g por dia e ele pode ser consumido juntamente com as refeições. O colágeno hidrolisado em cápsulas tende a ser melhor absorvido pelo intestino e sua versão em pó pode conter sabor ou não, para ser adicionada à água, sucos, sopas e até vitaminas.

Mantenha a hidratação do corpo e a alimentação em dia, a mente menos estressada e a pele protegida dos males do cigarro e do sol para garantir a saúde do seu organismo.

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Fontes: Sociedade Brasileira de Reumatologia | Portal G1 | Benefits of collagen ingestion for human body (PUC-SP) | Ministério da Saúde