Cuidados para prevenção do câncer de pele

No mês de dezembro é celebrado o Dezembro Laranja, campanha que visa a conscientizar a população sobre os riscos e as principais formas de prevenção do câncer de pele. Tumor que atinge a pele em mais de 2 milhões de casos anualmente no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, representa 25% dos tumores malignos diagnosticados.

A lesão maligna de pele geralmente é rósea, avermelhada ou escura, e que se apresenta de forma lenta, mas progressiva. Seu aspecto aparenta de uma ferida que não cicatriza, ou ainda de pintas que evoluam devagar, coçam, sangram ou sofrem com alterações de cor, consistência, tamanho e bordas irregulares.

Leia também: Fique atento aos sinais do câncer infanto-juvenil!

O maior inimigo é a radiação ultravioleta emitida pelo Sol, evitá-la ajuda a prevenir o câncer de pele, especialmente em pessoas de pele clara, idosos e crianças, que possuem a pele mais fina. Por isso, redobrar os cuidados, especialmente durante a temporada de verão é fundamental para a prevenção do câncer de pele:

– Use chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares para promover uma barreira física contra o Sol;

– Evite a exposição solar entre 10h e 16h. Use filtro solar com proteção adequada ao seu tipo de pele, além de chapéu, boné, óculos de sol, e roupas, além de se proteger em barracas e guarda-sóis;

-Recomenda-se aplicar diariamente filtros solares e, não apenas na praia ou piscina, também em dias nublados e durante o inverno;

-Procure um médico dermatologista com regularidade para fazer o exame completo da pele;

– Tenha o hábito de observar a própria pele e fazer o autoexame em busca de anomalias ou manchas suspeitas;

– Modere na exposição dentro de câmaras de bronzeamento artificial, elas também emitem raios ultravioleta;

– Com as altas temperaturas do verão, nosso corpo tende a aumentar a necessidade de água, portanto, consuma cerca de 2 litros de água todos os dias.

Leia também: Como anda os cuidados com seu coração?

Fonte: Portal Drauzio Varella