Cuide dos seus pulmões nesse inverno

O inverno está chegando com tudo e as baixas temperaturas podem afetar a saúde de diversas formas. As tosses, os chiados no peito e a falta de ar podem se agravar sobremaneira nas estações mais frias. Cuide dos seus pulmões para não perder o bom da estação.

O CLIMA INTERFERE NOS PULMÕES

Entre abril e outubro, com a diminuição da temperatura, vem também a presença do clima seco, favorecendo o aumento da poluição nos grandes centros e causando desconforto ao sistema respiratório. Mas como cuidar dos pulmões durante o inverno?

Adotar um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação balanceada e acabar de vez com alguns vícios como o cigarro pode ajudar a prevenir uma série de doenças típicas da estação, como pneumonias, já que o fumo é o maior vilão quando se trata de danos nos pulmões.

CHÁS QUENTINHOS E BOA ALIMENTAÇÃO

Você é daquelas pessoas que adora um friozinho para tomar chocolate quente? As comidas de inverno são mesmo uma delícia, mas cuidado para não descuidar do dia a dia. Manter na sua rotina alimentos como frutas e verduras pode fazer a diferença na hora de proteger seu sistema respiratório. Infusões de chás são perfeitas para manter o corpo hidratado e ainda curtir o frio de uma forma deliciosa.

Veja também O significado dos sons do seu corpo

Você sofre de alguma doença respiratória crônica como asma ou bronquite? Nada de descuidos! Procure estar sempre muito bem agasalhado e evite ficar em ambientes fechados com aglomerações, que favorecem a disseminação de vírus como o da gripe.

GRIPES TAMBÉM DEVEM SER TRATADAS

A família não conseguiu evitar e está toda gripada? Procure tratar a gripe até a completa cura. Um simples desconforto não tratado pode evoluir para outras doenças, como pneumonias, que são muito mais difíceis de curar e interferem diretamente nas ações do dia a dia.

Evite as gripes e pneumonias em todas as fases da vida, com medidas simples. Imagem: iStock

Se você costuma ficar gripado ou já teve pneumonia antes, ao sinal de qualquer desconforto respiratório é importante que procure um médico, antes que os sintomas comecem a ameaçar sua qualidade de vida. Diagnósticos precoces são essenciais para favorecer o tratamento e a cura.

EVITE O CONTÁGIO

Manter as mãos bem limpas e os ambientes bem ventilados, sem deixar a friagem entrar diretamente, pode contribuir para diminuir os riscos de contágio e minimizar o desconforto para os pulmões. Tem crianças em casa? Cuide para que elas não fiquem descalças dentro de casa ou brinquem no chão frio. Coloque tapetes mais grossos e proponha outras brincadeiras que não envolvam tanto gasto de energia.

Aproveite para cuidar da sua saúde também no inverno com as ofertas da Líder Popular.

Clique aqui para ver nosso tabloide online

Fonte: Secretaria da Saúde / Ministério da Saúde