Detox para voltar à rotina em janeiro

Após um ano de muita incerteza e pouca atividade física, as ceias de fim de ano tendem a pesar mais no organismo. É aí que surge aquela vontade de começar 2021 cuidando mais do corpo. Mas como começar? Tome cuidado com as dietas malucas e prefira medidas para fazer o detox do corpo.

CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO

O período pós-festas é o momento em que as pessoas mais procuram formas de desinchar e eliminar os quilos adquiridos. Mas saiba que não é só na alimentação que o detox é bem-vindo. Reestruturar a mente e enxergar a vida com mais leveza é uma ótima forma de refrescar as perspectivas.

Veja aqui Alimentos que restauram a imunidade

DIETA NÃO, REEDUCAÇÃO

Por mais que a vontade de ver os resultados da dieta rapidamente seja grande, a melhor atitude para o corpo é aderir a uma alimentação com comida de verdade. Evite os industrializados, bem como os conservantes e corantes alimentares, para não sobrecarregar seu fígado.

Incluir todos os dias nas refeições verduras e frutas variadas ajuda a fornecer as vitaminas que seu corpo precisa para funcionar bem. Alimentos como agrião, brócolis, couve, rabanete e repolho são boas opções para manter as vitaminas e nutrientes.

É essencial tirar um tempo para desintoxicar a mente também. Encontre sua forma de manter a saúde mental e inclua na rotina. Imagem: iStock

O detox deve fazer parte da sua rotina e não estar presente em somente um período do ano. No entanto, vale ter cuidado com os excessos. Sopas e sucos naturais são variantes para as verduras e legumes do dia a dia, mas também é importante comer os alimentos em forma sólida, para uma maior ingestão de fibras.

DETOX TEM QUE TER HIDRATAÇÃO

Também é importante não descuidar da água. É ela que permite que os rins funcionem melhor, além de serem aliadas do bem estar. Alguma vez você já se sentiu sonolento ou com dor de cabeça durante o dia? Saiba que isso pode ser falta de água no organismo.

Veja também: Mantenha a saúde na terceira idade

Tem dificuldade de beber água ou costuma reter líquidos? Uma dica é recorrer aos chás para ajudar a eliminar toxinas, mas lembre-se: a bebida não deve ser adoçada e de preferência, feita com a própria planta e não de saquinhos comprados prontos.

Hibisco e cavalinha são plantas com efeito diurético que podem ser uma boa alternativa para desinchar, principalmente após os dias de ingestão de álcool e muitos carboidratos no final de ano.

NÃO EXISTE RECEITA PRONTA

Se você procura por dietas detox padrão, que vão mudar seu corpo rapidamente, é melhor rever suas prioridades. O importante é que você saiba adaptar sua rotina normal com uma alimentação balanceada. Começar fazendo boas escolhas ao montar o prato pode ser uma boa.

Evite consumir açúcares durante a semana, para que nos momentos mais descontraídos você possa comer sem culpa. Para começar a inserir mais saúde na sua rotina, que tal um suco energizante? Veja a receita a seguir:

Ingredientes

  • 350 ml de água ou água de coco;
  • 1 limão espremido;
  • 1 cenoura;
  • chia a gosto;
  • 1 pitada ou fatia de gengibre;
  • ½ maçã cortada.

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Os momentos de cuidado se estendem além da alimentação, portanto, dedique-se também a um lazer que te faça bem. Sua saúde vem em primeiro lugar sempre.

A Líder Popular preparou as melhores ofertas para você se manter saudável! Clique aqui

 

Fonte: Ministério da Saúde | Portal G1 | Metrópoles