Diminua o sal dos alimentos e viva melhor

Quem tem uma rotina agitada, sabe que manter uma alimentação saudável requer força de vontade e as alternativas processadas podem parecer uma boa opção pela praticidade. Mas os temperos industrializados, como caldos em cubos e molhos prontos trazem prejuízos à saúde pelo excesso de sal. Como evitar esse tipo de produtos mantendo os preparos mais práticos?

O PERIGO DOS INDUSTRIALIZADOS

Os temperos ultraprocessados possuem uma grande quantidade de sal, gorduras e açúcares, elementos que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes, alguns tipos de câncer e doenças do coração.

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Um dos principais ingredientes dos alimentos processados usados no preparo de pratos é o sódio. As quantidades excessivas de sal podem ocasionar o aumento da hipertensão arterial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade ideal de sódio para a alimentação de um adulto é de, no máximo, dois gramas por dia. Essa quantidade é equivalente a 5 gramas de sal branco.

Há uma variedade de temperos que podem substituir o sal no prepraro dos alimentos.

MAIS NUTRIÇÃO E MENOS SÓDIO

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (Ministério da Saúde) recomenda a diminuição do sódio na alimentação para evitar problemas de saúde. Mas como temperar os alimentos sem o sal?

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Ervas frescas como manjericão, alecrim, cebolinha, hortelã, salsinha e oréganos são ótimas fontes de vitaminas, minerais e possuem valor calórico muito baixo. Na hora do preparo dos alimentos, procure então utilizar temperos mais frescos, que podem ser utilizados para agregar aromas e sabores mais naturais à rotina alimentar.

OUTROS TEMPEROS PARA GARANTIR A SAÚDE

Costuma preparar feijão em casa? Uma alternativa para reduzir a quantidade de óleo e sal, evite acrescentar carnes salgadas, como linguiças no cozimento. Ao invés disso, opte por generosas quantidades de cebola, alho, louro e temperos como salsinha, pimenta e coentro. Você também pode acrescentar legumes como cenoura e vagem para atribuir ainda mais sabor.

Além das ervas frescas, os temperos secos, como pimentas, gergelim e ervas desidratadas trazem sabor para os alimentos, ajudando na diminuição do uso de sal. Nas saladas, aproveite para usar limão e evite usar óleo para temperar.

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Levar o saleiro para a mesa na hora das refeições para acrescentar sal depois do alimento pronto pode ser prejudicial à saúde, portanto evite criar esse hábito em casa. Mesmo percebendo no paladar a diminuição do sal, procure manter o hábito, para que o paladar se acostume. Portanto, cuide da sua alimentação e da sua saúde sem perder o sabor. Use a criatividade para preparar alimentos mais saudáveis.

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Fontes: UNASUS | Blog da Saúde – Ministério da Saúde