Dor nas costas é consequência de má postura?

Com a pandemia de covid-19, as reclamações de dores na coluna se tornaram mais frequentes, principalmente entre as pessoas que estão trabalhando em casa. Para quem estava acostumado a se movimentar até o trabalho ou mesmo frequentar academias, pode ser um desafio e tanto ficar horas sentado no escritório, sem poder gastar energia. Além disso, a tensão acumulada também acaba se tornando um problema.

TRABALHO REMOTO E DOR NAS COSTAS

Pessoas que estão enfrentando o home office, muitas vezes não tem mesas e cadeiras ergonômicas, que possam ajudar a aliviar as dores. Você tem o costume de trabalhar com laptop no sofá ou na cama? Cuidado! Aprender a ajustar a melhor altura do monitor e sentar em uma cadeira confortável ajudam a minimizar as chances de dores na coluna.

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Outra medida para ajudar a manter as costas saudáveis é o alongamento diário. Permanecer muito tempo parado na mesma posição contribui para gerar lesões musculoesqueléticas, mais frequentes na região lombar.

TENSÃO CAUSA DORES NA COLUNA E NOS OMBROS

Tanto a ergonomia, como a falta de atividade física ou até mesmo problemas emocionais podem ser causas para o surgimento das dores na coluna. Não ter um local adequado para trabalhar, passar muitas horas sentado ou trabalhar além da conta são fatores complicadores para a saúde da sua coluna.

Fazer alongamentos e pausas durante o expediente ajudam a manter a coluna saudável. Imagem: GettyImages

O ideal é trabalhar com o computador posicionado na altura dos olhos, o que ajuda a evitar que o pescoço fique inclinado para baixo ou para cima. Isso porque a coluna deve estar sempre apoiada no encosto da cadeira desde o quadril até os ombros.

POSIÇÃO DOS PÉS TAMBÉM FAZ DIFERENÇA

Procure ficar com os dois pés devem estar apoiados sobre o chão e paralelos. Se você tem o costume de sentar em cima de uma das pernas ou deixar os pés para trás, é importante prestar atenção, pois isso causa desequilíbrio que será compensado de forma errada pelo corpo, ocasionando pequenas lesões e desconforto.

MENOS SEDENTARISMO

A falta de exercícios físicos também gera muitos problemas para a saúde e para a coluna. Como a musculatura permanece tensa em posições desconfortáveis, é preciso fazer pausas durante o dia e procurar manter uma rotina de, no mínimo, 20 minutos de exercícios na rotina.

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Com os altos níveis de preocupação e estresse emocional, os exercícios físicos e os momentos de relaxamento são essenciais na rotina para minimizar as dores não só na coluna, mas também no pescoço e até mesmo na cabeça.

Fortalecer a musculatura das costas diminui o desconforto e traz sentimentos de felicidade, minimizando também a ansiedade. Assim, a qualidade do sono tende a melhorar, tanto para as crianças como para adultos e idosos.

APRENDA A CUIDAR DA SUA COLUNA

Você não precisa de aparelhos de ginástica em casa para manter o corpo saudável. Entretanto, com apenas um cabo de vassoura, é possível movimentar a musculatura. Segure o cabo nas extremidades e levante e abaixe os braços para exercitar os ombros.

Procure dormir bem e distraia a mente, já que ter de 6 a 8 horas de sono é o ideal para evitar a privação de sono, tão prejudicial para a saúde. Caso não sinta alívio nas dores ao mudar a rotina, não hesite em procurar um médico. Dores mal cuidadas podem evoluir para algo mais grave, que afetará a qualidade de vida.

 

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Fontes: Portal G1 | Ministério da Saúde | Hospital Alemão Oswaldo Cruz