Exercícios para aliviar dor nas costas

Ao passar tanto tempo em frente ao computador dentro de casa, pode ser um desafio conseguir manter o corpo saudável. O sedentarismo por conta da rotina agitada costuma causar dor nas costas. Como evitar?

POSTURA PARA EVITAR A DOR

A preocupação com a postura não costuma ser uma prioridade para muitas pessoas até que as dores nas costas começam a aparecer. Uma solução para esse problema pode ser a ginástica postural, capaz de melhorar a postura da coluna e a coordenação.

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Adultos e idosos podem sofrer com o incômodo da dor nas costas. Nos mais velhos, há também riscos de queda, portanto o aconselhável é procurar sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer atividade.

PREVENÇÃO SEMPRE

É importante encaixarmos a atividade física na rotina, para evitar que a coluna fique sobrecarregada. Estar de olho na postura também é essencial durante as atividades físicas. Mas não somente nesses momentos. Como você costuma se sentar para trabalhar?

mulher se exercitando para evitar dor na coluna

Procure um profissional de saúde para saber qual a melhor forma de se exercitar e manter a coluna saudável.

Uma boa postura interfere na posição do corpo com o ambiente e, quando é afetada, força determinados músculos a se manterem contraídos para manter o equilíbrio. É aí que as dores podem virar um problema crônico.

COMO MELHORAR DOR NAS COSTAS

Mas e para quem já sente essas dores? Como melhorar? Pode ser que o seu caso não seja exatamente sobre exercícios posturais, mas atividades para fortalecer os braços e as pernas, além de ajudar a manter a saúde do organismo.

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Se você estiver em crise aguda de dores nas costas, é contraindicado fazer exercícios físicos, pois podem agravar problemas caso não sejam feitos de forma correta. Para saber qual a melhor opção de acordo com sua rotina e estilo de vida, procure um terapeuta ou educador físico.

GINÁSTICA PARA MANTER A COLUNA SAUDÁVEL

Mas para quem sente dores na coluna de forma constante, os exercícios podem aliviar dores não só nas costas, como nas articulações e partes do corpo rígidas que causam incômodo. Quando uma pessoa é muito sedentária, sua musculatura não está fortalecida e começa a sofrer com o despreparo nos esforços do dia a dia. Evitar fazer movimentos bruscos é um começo.

Procure começar de forma comedida. De 30 a 60 minutos, duas a três vezes por semana ajudam a manter o corpo em movimento sem levar à exaustão. Se você gosta de pedalar, use roupas que facilitem a transpiração e escolha um tênis mais novo, que tenha amortecedores no solado

Para exercícios na aeróbicos ou de peso, é importante contrair o abdômen e movimentar os braços. Gosta de praticar corrida? Então cuidado com a postura. Foque o olhar no chão a 30m de distância do seu corpo para evitar tensões no pescoço. Também é preciso alongar o corpo antes e depois das atividades.

ALIMENTE-SE BEM ANTES DOS EXERCÍCIOS

Não se esqueça de manter a hidratação e a alimentação em dia. Se exercitar sem comer pode causar problemas ao seu organismo, portanto prefira alimentos leves e saudáveis como frutas. Encontre um local arejado, claro e agradável para se exercitar. Cuide melhor da sua saúde com produtos de qualidade para manter sua vida mais feliz.

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Fontes: Saúde Brasil | BVS – Ministério da Saúde