Exercícios e seus benefícios para a terceira idade

Você costuma se exercitar? Em todas as fases da vida, dedicar-se a atividades físicas pode fazer a diferença na saúde e na qualidade de vida. Entenda por que o exercício é tão indicado para a terceira idade e para manter seu bem estar.

ATIVIDADE E AUTOESTIMA

Quando praticadas com regularidade, as atividades físicas ajudam, e muito, a manter os idosos ativos, além de melhorar a autoestima, prevenindo doenças e permitindo criar novas amizades para compor a rotina. Mas de que forma o exercício atua no corpo e no organismo?

Veja também Saiba como envelhecer com mais saúde

VOCÊ MAIS SAUDÁVEL

Fazer exercícios moderados pode auxiliar na capacidade cardiorrespiratória, o que minimiza sobremaneira as chances de adquirir doenças cardíacas. Entre os exercícios moderados, a caminhada é uma grande aliada do dia a dia na terceira idade, por poder ser feito em grupo.

A partir da meia-idade, é natural perdermos massa magra aos poucos, principalmente pelo estilo de vida sedentário que adotamos. Com a prática de atividade física, essa perda diminui e pode até começar a aumentar, com o fortalecimento dos músculos e da atividade cardíaca.

Já sofreu alguma fratura durante a vida? Com o avanço da idade, os ossos se tornam mais frágeis. A densidade diminui depois dos 40 anos e os exercícios são fundamentais para reduzir o risco de sofrer com a perda óssea e a osteoporose.

Exercícios em grupo trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Imagem: iStock

ARTICULAÇÕES MAIS ATIVAS

Sente um certo desconforto ou até mesmo dores nas juntas? Saiba que manter-se ativo é uma ótima forma de proporcionar mais saúde para suas articulações, que se degeneram com o tempo. Principalmente as atividades aeróbicas e de fortalecimento podem ser a chave para desacelerar o envelhecimento do corpo, além de promover bons momentos de alegria e convivência em grupo.

Se você está na terceira idade e já se pegou com medo de quedas e fraturas, saiba que é se exercitando que sua coordenação motora melhora, reduzindo os riscos das preocupantes quedas. Como o corpo demora mais para se recuperar de um tombo na terceira idade, é extremamente importante conseguir manter-se com saúde.

Veja também O significado dos sons do seu corpo

GORDURA CORPORAL É INIMIGA DO BEM ESTAR

Diminuir a gordura corporal traz benefícios não somente ao corpo, como também à mente. Quando menores, os níveis de gordura no corpo ajudam a prevenir diabetes e outras doenças cardiovasculares, além de contribuírem para melhorar a mobilidade do corpo e a autoestima.

Uma autoestima saudável permite conviver bem com o avanço dos anos e o exercício pode auxiliar nesse momento, com a produção de endorfina pelo organismo. Combater a tristeza e a depressão faz a diferença para que você possa se dedicar aos bons momentos.

Manter seu cérebro alerta e assegurar o pleno funcionamento das funções cognitivas diminuem a perda de memória, além de desacelerar a progressão de doenças da mente, como o Alzheimer.

Cuide do seu organismo em todas as idades com os produtos e medicamentos que a Líder Popular preparou para você!

Clique aqui para ver nosso tabloide online