Fortalecendo seu sistema imunológico

Qual é a principal fonte de defesa do corpo contra os agentes infecciosos? A imunidade saudável age contra vírus, fungos, bactérias e parasitas e é por isso que precisamos cuidar bem dela. Mas como podemos manter a saúde durante uma rotina agitada?

COMO FUNCIONA A DEFESA DO ORGANISMO

Apesar de nascermos já com essa defesa no organismo, o sistema imunológico somente atinge a maturidade aos 12 anos e perde força quando atingimos a velhice. Entretanto, para manter o corpo em bom funcionamento comece evitando o sedentarismo.

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Há muitos distúrbios genéticos que causam disfunções no sistema imunológico e manter uma alimentação balanceada juntamente com atividades físicas é a melhor forma de restaurar a imunidade.

IMUNIDADE PERFEITA NÃO GARANTE SAÚDE SEMPRE

Não é porque você tem o sistema imunológico funcionando corretamente que não pode vir a ter nenhuma doença. Alguns fatores podem contribuir para diminuir a imunidade do corpo, facilitando a entrada de vírus, por exemplo, o que nos deixa gripados.

No entanto, quando o organismo não tem conhecimento pré-existente de uma doença, como o caso da covid-19, a tendência é que seja mais difícil identificar e combater o invasor. Nesse momento, uma imunidade saudável pode ajudar a receber o coronavírus de forma menos grave.

A alimentação está diretamente ligada à saúde do seu sistema imunológico. Cuide-se! Imagem: iStockPhoto

É importante não perder de vista que soluções alimentares milagrosas para eliminar as possibilidades de contrair doenças podem ser altamente prejudiciais à saúde, além de não evitarem que vírus e bactérias entrem em contato com o organismo.

COMEÇANDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Para começar a se alimentar melhor, cuidando do seu corpo, procure se afastar de receitas e falsas divulgações sobre como os alimentos podem agir em prol da nossa saúde. Uma alimentação baseada em alimentos naturais, deixando de lado os ultraprocessados, ajuda a manter o organismo mais saudável.

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Quanto de água você costuma tomar por dia? A ingestão de água em quantidades adequadas, aliadas a exercícios físicos fortalece o sistema imunológico. Procure optar por uma alimentação mais natural e variada, como iogurtes, verduras, arroz, frutas, aveia, leguminosas, proteínas magras e leite.

Alimentos como as oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas em geral) também devem compor uma rotina saudável, pois ajudam a variar o cardápio sem recorrer a comidas industrializadas.

O QUE EVITAR PARA MANTER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SAUDÁVEL

Apesar de nãos existirem alimentos específicos que possam prejudicar a saúde em caso de suspeita de covid-19, é importante considerar algumas orientações se você possui comorbidades que possam facilitar a instalação da doença em variantes mais graves.

Evite consumir gorduras saturadas, presentes no bacon, na manteiga e nos queijos curados. As gorduras trans, como bolachas recheadas, margarinas e empanados também precisam de cautela, pois o consumo desse tipo de produto ajuda a reduzir a atividade das células protetoras, prejudicando a resposta do sistema imunológico.

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PROTEJA SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

Como você faz a higienização dos alimentos? Hortaliças, frutas, legumes e verduras precisam ser lavados com muito cuidado para evitar contaminações. Retire as partes que possam estar deterioradas e lave em água corrente um a um. Depois, coloque os vegetais de molho por 10 minutos em água clorada (procure por produtos destinados a este fim) Enxágue bem em água corrente e lave bem as mãos antes de cortar os alimentos e preparar os pratos.

Dessa forma, você evita o contágio e mantém seu organismo sempre saudável. Aproveite nossas ofertas pensadas para sua saúde, clique aqui

 

Fonte: Ministério da Saúde | IFF Fiocruz