Ganho de peso saudável na gestação

Você descobriu que está gravida e agora muitas dúvidas tendem a surgir! Quais exames fazer, o que evitar, como se alimentar melhor? Calma, isso é normal em uma gestação. Começar a se preocupar com a saúde do seu organismo é o primeiro passo e a alimentação faz parte desse cuidado.

GANHO DE PESO INEVITÁVEL

Quando uma mulher está gerando um bebê, o ganho de alguns quilos é um processo natural do corpo que passa a se alimentar por dois. Entretanto, não é por isso que você vai dar vazão a todas as vontades.

Controlar o peso e se alimentar com qualidade ajudará tanto na saúde da gravidez quanto no pós-parto. Por isso, a recomendação é evitar períodos longos sem comer e abusar das frutas e vegetais. Com relação ao ganho de peso da gestante, é preciso observar também alguns fatores.

Saiba a importância das vitaminas no organismo

A primeira pergunta a se fazer é qual era o estado nutricional da mulher antes da gestação. Portanto, se a mulher apresentava baixo peso antes de engravidar, ela deverá ganhar mais peso do que mulheres que eram obesas antes da gravidez.

Faça da alimentação saudável um hábito para toda a família. Imagem: iStock

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

De acordo com o Ministério da Saúde, durante o pré-natal o profissional de saúde que acompanha a mulher deverá fazer também o acompanhamento nutricional. Manter uma alimentação adequada significa estar de acordo com a rotina daquela mulher e proporcionar nutrientes e vitaminas boas para o desenvolvimento do bebê.

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Tem dúvidas de como começar? Então uma das maneiras de inserir de vez alimentos saudáveis na rotina é comprando frutas, legumes e verduras que estão na safra. Se você trabalha fora, é hora de deixar o restaurante por quilo de lado e começar a preparar sua própria refeição.

CONSULTAS DEVEM SER RESPEITADAS

Nada de pular o dia da consulta! Quando se está grávida, outra vida depende das suas boas escolhas e os exames fazem parte delas. Seguir o pré-natal, seja em grupo ou individualmente pode ajudar a deixar de lado muitos comportamentos que colocariam em risco o bebê e a mamãe.

É também nessas consultas que a mulher poderá receber prescrições de ácido fólico e sulfato ferroso em doses adequadas, complementos muitas vezes necessários para seguir uma gestação tranquila e saudável.

FORMAS DE MANTER A SAÚDE NA GESTAÇÃO

As três refeições principais do dia (café-da-manhã, almoço e jantar) intercaladas por dois lanches fazem parte da rotina da gestante. Por isso, é importante também não descuidar da hidratação do corpo, portanto o foco é muita água e pouco açúcar refinado.

Por conta das vitaminas e minerais, a preferência deve sempre ser dos alimentos in natura, bem como as farinhas integrais no lugar de farinhas brancas. Além de serem uma fonte de carboidrato mais saudável, ainda oferecem fibras.

Conheça alimentos que restauram a imunidade

Já ouviu falar que o básico pode ser a melhor escolha? A mistura poderosa de arroz com feijão pode estar presente todos os dias, fornecendo uma quantidade equilibrada de nutrientes. Considere incluir leite e derivados na alimentação durante a gestação, assim como a proteína. Retire as peles e gorduras saturadas da rotina, para não sobrecarregar o corpo.

Troque os refrigerantes por sucos de frutas naturais e evite doces industrializados. A quantidade de sal também precisa ser controlada e a anemia evitada. Para isso, os alimentos ricos em ferro, como carnes, lentilha, vegetais verde-escuros e castanhas podem vir para o dia a dia. Toda mamãe precisa de vitamina C para seu bebê. Você encontra essa substância em frutas, como laranja, acerola, limão, caju e goiaba.

Mantendo alguns cuidados e procurando exercitar o corpo com precaução, sua gestação será linda e tranquila. E você se sentirá mais disposta para quando o bebê vier. Aproveite!

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Fonte: Portal Saúde Brasil | Portal Fiocruz | Unimed