Saúde das mães na gravidez

A gravidez pode ser uma ótima notícia e o começo de novos planos. Mas como se preparar para toda essa mudança que está por vir até que você tenha seu bebê nos braços? Entenda quais os cuidados essenciais para uma gestação cheia de saúde.

ESTOU GRÁVIDA, E AGORA?

Com o começo de uma gestação, mudam os pensamentos, os hormônios e, principalmente, o corpo. O organismo da mulher começa a se adaptar para gerar um novo ser, com os nutrientes essenciais para que possa se desenvolver até o nono mês. E algumas medidas podem contribuir para tornar esse período ainda mais saudável.

Entre as dúvidas mais comuns das novas mamães, está a tintura. Afinal, pode ou não pode tingir os cabelos durante a gravidez? Tudo o que você ingere ou passa no corpo pode entrar em contato com o bebê por meio da corrente sanguínea. E a utilização de produtos químicos, sobretudo os que contenham amônia pode prejudicar o desenvolvimento do feto, principalmente antes da 14ª semana. Se você estiver grávida, opte por versões tonalizantes sem amônia na hora de colorir os fios. 

Veja também Você e seu corpo: mais saúde para o ano de 2019

FUMO NA GRAVIDEZ

Altamente prejudicial em qualquer fase da vida, o cigarro na gravidez é um grande vilão também para o desenvolvimento do bebê no útero. Fumar durante a gestação pode trazer sérios riscos de circulação sanguínea na placenta e fazer com que o bebê não consiga receber oxigênio e nutrientes.  

Além de cuidar da saúde em casa, é importante acompanhar o desenvolvimento do bebê com os exames necessários. Imagem: iStock

E NA HORA DO LAZER? 

Quanto mais avançada a gestação, maior o peso da barriga, mudando o ponto de equilíbrio da mulher. Todas essas mudanças podem trazer as temidas dores na coluna e requerem muita compreensão e paciência. Os passeios ainda são válidos se a grávida estiver se sentindo disposta, porém com moderação. Dar preferência a calçados com amortecimento e de base larga pode amenizar possíveis desequilíbrios, diminuindo também o inchaço dos pés ao longo do dia. 

O QUE DEVO OU NÃO DEVO FAZER? 

Uma alimentação saudável será a maior aliada durante a gravidez, tanto para a saúde da própria mãe quanto para o desenvolvimento do bebê. Caprichar no consumo de frutas, legumes e verduras  é uma ótima forma de cuidar do seu corpo nesse período. 

Precisa fazer um raio-x? A radiação que esse tipo de exame emite é mínima, porém é recomendável evitar procedimentos como esse nos primeiros meses de gestação. Lembre-se de avisar ao médico sobre sua condição, assim poderão fornecer um avental de chumbo para proteger o bebê durante o exame. 

As muitas mudanças hormonais que acompanham a gravidez podem também mudar aspectos físicos da mulher. A pele pode ganhar nova sensibilidade e mudanças até mesmo de pigmentação. Nesse período, evitar tomar sol sem proteção pode trazer mais conforto e garantir a saúde da pele. 

Para garantir a saúde da sua pele e do seu organismo em todas as fases da vida, a Líder Popular preparou as melhores ofertas em produtos e medicamentos. Confira! 

Clique aqui para ver nosso tabloide online

Fonte: Ministério da Saúde | Saúde é vital