Gripe no verão? Esqueça esse pesadelo!

Verão é tempo de alegria, muito calor e diversão! Mas quando aquela gripe chata resolve aparecer, não tem clima que resista. Como se prevenir desse incômodo na estação dos ventiladores e das bebidas geladas?

GRIPE TAMBÉM EXISTE NO VERÃO

Que os resfriados são extremamente comuns no inverno, todo mundo sabe. Espirros ou tosses seguidos de mal estar e febre são os sintomas mais conhecidos e temidos tanto por crianças quanto por adultos e idosos.

Durante as estações mais frias, o vírus da gripe se aproveita da baixa imunidade do organismo para se instalar, mas essa não é uma característica somente do inverno. As altas temperaturas do verão também propiciam a propagação do vírus, fazendo com que os sintomas venham ainda mais fortes do que no inverno.

COMO PREPARAR O CORPO?

Para evitar as dores musculares, de cabeça e o cansaço, alguns dias de repouso combinados a uma boa alimentação e hidratação podem resolver. Durante a gripe, procure optar por alimentos que sejam ricos em vitamina C, como goiaba, laranja, tomate e brócolis, essenciais para aumentar o sistema imunológico.

Não tem tanto apetite? Aproveite para tomar sucos naturais de frutas e não fique muitas horas sem comer. Evite ao máximo as bebidas alcoólicas, industrializadas e refrigerantes, pois contribuem para a desidratação do corpo.

VISITE UM MÉDICO

A gripe veio com um pouco mais de força e persistência? Visite seu médico de confiança para que ele avalie se é necessário tomar algum medicamento. Analgésicos podem ajudar a aliviar os sintomas e minimizam a congestão nasal.

Mesmo se você estiver em casa, o hábito de higienizar as mãos deve ser constante. A prática evita a transmissão do vírus e, consequentemente, o contágio, inclusive entre sua família. Beber no mesmo copo ou comer com o mesmo talher podem facilitar a contaminação de outras pessoas, portanto evite.

CURTA SEU VERÃO COM TRANQUILIDADE

A vacinação e os cuidados com a higiene são as melhores formas de prevenção contra o vírus da gripe e os temidos resfriados. A vacinação tem validade anual e deve ser repetida para que continue a desenvolver os anticorpos no organismo.

Para te ajudar a manter sua saúde em dia durante o ano todo, a Líder Popular tem as melhores ofertas.

Clique aqui e veja nosso tabloide virtual

Fonte: Portal Drauzio Varella