Hidratação antes, durante ou depois dos exercícios?

Sempre que você vai praticar alguma atividade física bate aquela dúvida sobre qual o melhor momento para beber água? A resposta é simples: a todo momento nós precisamos desse líquido precioso para manter a saúde. Então pode apostar na hidratação sem medo.

NOSSO CORPO É FEITO DE ÁGUA

Cerca de 75% do nosso organismo é composto por água, incluindo a presença nos músculos. Além de ajudar a regular nossa temperatura corporal, a água também é responsável pelo bom funcionamento das nossas reações químicas, compondo a estrutura das células.

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Quando nosso corpo está bem hidratado, o transporte de oxigênio e nutrientes fica mais eficiente, por isso é importante consumir bastante água todos os dias, inclusive na hora das atividades físicas. Enquanto nos exercitamos, o corpo tende a eliminar uma grande quantidade de água através do suor.

PERIGOS DA DESIDRATAÇÃO

Ao longo de um dia, nosso organismo pode perder até 2.300 ml de água, mas quando as temperaturas estão elevadas, esse número tende a aumentar. Que tipo de problemas a desidratação pode provocar no nosso corpo e na nossa mente? Uma pessoa desidratada pode ter prejuízos à saúde, já que a falta de água afeta o funcionamento dos sistemas responsáveis pelo metabolismo e desempenho físico. A desidratação também dificulta a termorregulação, o que resulta em um menor desempenho esportivo.

A desidratação pode ser um problema para o desempenho do organismo. Beba água antes, durante e após se exercitar. Imagem: iStock

Com cerca de 2% de desidratação no organismo, é possível notar uma maior sensação de sede, perda de apetite, intolerância ao calor e aumento da temperatura corporal. O ritmo cardíaco também aumenta devido à diminuição do volume sanguíneo. Isso pode levar a problemas mais graves como tonturas, espasmos musculares, dificuldade maior de concentração e até mesmo problemas renais.

GARANTINDO UM ORGANISMO HIDRATADO

Durante as atividades físicas que exigem mais do corpo, eliminamos mais suor, ocasionando a perda também de sódio e potássio, entre outros nutrientes essenciais. É por isso que para os esportes mais intensos, só a água pura pode não ser suficiente. Nesses momentos vale também lançar mão dos isotônicos e bebidas próprias para esportistas. Outra bebida bastante recomendada em caso de necessidade de hidratação é a água de coco.

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HIDRATAÇÃO NA MEDIDA CERTA

Você vai começar a treinar? A melhor forma de garantir a hidratação é ingerir de 400 ml a 600 ml de líquidos duas horas antes do início do treino. Mas não se engane! Ao contrário do que muita gente pensa, também é preciso se hidratar durante a atividade.

Uma boa forma de começar o dia hidratado é tomando um copo de água logo pela manhã. Imagem: iStock

Enquanto estiver fazendo os exercícios, procure ingerir ao menos 100 ml de água fria a cada 20 minutos. Entretanto, muita atenção aos exageros! Você sabia que ingerir muitos líquidos de uma vez pode causar mal-estar? O excesso de água provoca queda nos níveis de sódio, podendo levar a fortes dores de cabeça, náusea e vômitos.

BEBER ÁGUA SEM SEDE ADIANTA?

Normalmente, atletas e praticantes assíduos de atividades físicas ingerem água antes da sensação de sede, para prevenir possíveis desidratações durante os treinamentos ou competições. O primeiro sinal de sede já significa uma pequena perda de hidratação e pode comprometer o desempenho muscular.

Mas se você pratica exercícios em casa ou na academia, ingerir líquidos conforme a sede ajuda a garantir a homeostase, ou seja, o equilíbrio independente de alterações externas ao organismo.

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Fonte: Ministério da Saúde