Inverno chegando: como cuidar da saúde?

A estação mais fria do ano está batendo na porta e sempre divide opiniões. Há quem adore sua chegada e também quem se depare com as gripes, resfriados e o ressecamento da pele. Como cuidar da saúde durante o inverno mudando hábitos da rotina? Saiba como se proteger e curtir o friozinho!

ALIMENTAÇÃO NO INVERNO

Sabemos que essa é a estação do aconchego! O clima frio traz aquela vontade de deitar embaixo das cobertas e comer diversas besteirinhas, como chocolate quente, bolos e caldos mais calóricos. Mas é preciso atenção, já que ingerir calorias não é sinônimo de ingerir nutrientes e vitaminas.

Leia também Diminua o sal dos alimentos e viva melhor

Se você adora as sopas, procure variar os ingredientes, dando preferência para grãos integrais e legumes naturais. Essa é uma boa hora para acrescentar verduras aos caldos para não deixar de consumir as fibras necessárias para o dia a dia. Hidratação é tudo no inverno! Por mais que durante o frio a maioria das pessoas sinta menos sede, é importante manter o corpo hidratado, para manter o organismo saudável.

AR RENOVADO TRAZ MAIS SAÚDE PARA A ROTINA

Durante o clima frio, o alimentos ricos em vitamina C, como laranja, brócolis e cenoura ajudam a proteger o sistema imunológico de possíveis doenças comuns da estação. Deixar as janelas fechadas para não entrar ventos mais frios pode parecer uma boa ideia, mas vale saber que o ar fresco circulando dentro de casa é imprescindível para renovar o ar ambiente. E isso vale também quando for andar de carro, transporte público ou até mesmo no escritório.

Tomar um chá quentinho ajuda a manter a saúde sem muitas calorias e com a sensação de aconchego.

Só abrir a janela não adianta para deixar a casa livre de ácaros e outros agentes poluentes que prejudicam a respiração. Agora é um bom momento para retirar os cobertores e casacos mais grossos do guarda-roupa para lavar e deixar secando ao sol.

Leia também Máscara durante a atividade física sem desconforto

A higiene das mãos também é essencial não só no inverno, mas em todas as estações e, principalmente nesse momento. É possível minimizar as chances de contrair gripes, resfriados e outras infecções por vírus e bactérias, mantendo as mãos sempre limpas.

SAÚDE DA PELE TAMBÉM É FUNDAMENTAL

O uso do filtro solar no verão já é costume de muitas pessoas, mas e no inverno? Mesmo quando o sol não aparece com tanta intensidade, não se esqueça que ele ainda tem efeito sobre a pele e não podemos esquecer de protege-la. Os raios solares nocivos ainda conseguem ultrapassar as nuvens do céu nublado, portanto evite sair desprotegido. Um bom filtro solar deve ter, no mínimo FPS 30 e precisa ser reaplicado durante o dia para manter a pele saudável.

Agora que já falamos sobre o filtro solar, é hora de lembrar da importância de hidratar a pele. Os banhos quentes podem parecer a melhor opção para espantar o frio, porém eles tendem a prejudicar a saúde da pele. Após o banho, hidrate a pele com produtos apropriados. Caso note que está esbranquiçada, procure utilizar sabonetes mais hidratantes no banho.

Clique aqui e conheça nossas ofertas para ajudar você a se manter saudável em todas as estações.

 

Fontes: Unimed | Hospital Oswaldo Cruz | Blog Sephora | Ministério da Saúde