Lancheira saudável? Aprenda dicas práticas

Você tem filhos pequenos ou adolescentes e fazê-los optar por cuidar da saúde na hora do lanche é sempre um grande esforço? Aprenda a preparar lanches práticos que podem ser os salvadores da correria na volta às aulas.

COMO PREPARAR A LANCHEIRA?

Sua rotina inclui acordar muito cedo, aprontar as crianças, tomar café da manhã e correr para a escola e o trabalho? Você não está sozinha! A necessidade de dividir as tarefas para que a rotina não se torne um fardo é papel de todos na família. Mas como preparar uma lancheira saudável com tanta correria?

Seus filhos não costumam comer os lanches que você manda ou dizem que os dos colegas são mais apetitosos e bonitos? Fazer com que seu filho coma bem quando não está junto de você requer muita paciência e criatividade.

Que tal preparar algumas opções antecipadamente? Muitos alimentos podem ser congelados sem perder os nutrientes. Utilizar lancheiras térmicas ajudam a manter o lanche fresquinho por mais tempo.

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QUE TIPO DE LANCHES ESCOLHER?

Para oferecer uma lancheira mais nutritiva, é importante sempre manter a proporção dos três grupos alimentares em cada lanche. Você pode incluir frutas, queijos, iogurtes e carnes, como atum e frango.

As frutas, legumes e verduras atuam como reguladoras e podem ser preparadas de diversas formas. Os carboidratos proporcionam uma boa dose de energia para o dia a dia e você pode optar por pães integrais, bolos sem cobertura e biscoitos naturais.

Agora, pare para pensar: como funciona a alimentação na sua casa? Pode não ser suficiente oferecer lanches naturais e integrais aos filhos e esperar que eles comam. As crianças reproduzem o que veem e as tentações pobres em nutrientes e ricas em sódio e açúcares também são sedutoras para os pequenos.

SUCOS NATURAIS NA LANCHEIRA SAUDÁVEL

E na hora de escolher pelo suco? Sempre que puder, procure escolher sucos de frutas naturais. Para não perderem os nutrientes antes do momento de serem ingeridos, opte por frutas que demoram mais para oxidar, como
goiaba, abacaxi, maracujá e acerola.

Você sempre faz sucos de frutas para montar uma lancheira saudável, mas seu filho acaba não tomando? Que tal incluir água de coco na rotina? Transporte todas as bebidas das crianças sempre em garrafinhas térmicas.

MAIS VARIEDADE PARA NÃO ENJOAR

Já experimentou levar seu filho com você ao mercado ou à fruteira para que ele escolha as frutas que vão na lancheira da semana? Às vezes, suas frutas preferidas podem ser diferentes das dele.

Crianças adoram uma novidade e há muitas frutas que podem ser picadas e levadas em potes. Castanhas e frutas desidratadas sem adição de açúcar também são opções de petiscos saudáveis e divertidas.

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Seus pequenos adoram sanduíche de pão com frios? Atenção! Apesar da praticidade na hora de preparar, esse pode não ser o melhor alimento. Os frios contêm muitos aditivos químicos e muito sódio. Para substituir, faça um patê com ricota ou queijos mais magros, sem muita gordura. Alguns ingredientes que sobraram do jantar anterior, como legumes, também podem ser boas alternativas para variar o cardápio.

SEU FILHO NÃO COMEU O LANCHE?

O que fazer quando as crianças não comem, mesmo você seguindo todos os passos para montar uma boa lancheira saudável? Pode ser que seu filho veja e fique com vontade dos lanches dos colegas de escola. Se isso tem acontecido no dia a dia, você pode analisar e conversar com outras mães para ver se é possível incluir na rotina.

Seu filhos batem o pé e pedem muito algo que você não julga saudável? Que tal conversar com seus pequenos para sair da rotina e comer um doce, por exemplo, a cada 10 dias? O resultado pode ser menos radical e contribuir para manter as crianças satisfeitas.

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Fonte: Revista Crescer