Mantenha a saúde do seu negócio no mercado atual

Identificar novas oportunidades diante de um cenário econômico incerto pode ser um desafio e tanto. Por mais que o pensamento positivo e a chegada das vacinas apresentem uma visão otimista para este ano, somente isso não basta para manter seu negócio fortalecido.

EVOLUÇÃO DIANTE DAS ADVERSIDADES

Todo empreendimento deve ser visto como um organismo vivo, que necessita de atenção diária e cuidados específicos para se manter em um saudável crescimento. Mas como fazer isso? Através de organização e planejamento estratégico ajudam a superar cenários econômicos adversos, mas é preciso também manter o foco em como o varejo farmacêutico está lidando com a realidade.

Leia também Por que investir em uma franquia de farmácias?

Empreendimentos necessitam de atenção diária e dedicação para obterem sucesso, seja no varejo farmacêutico ou qualquer outro. Imagem: iStock

AGILIDADE E EFETIVIDADE NO DIA A DIA

Todo gestor desse tipo de negócio precisa se dedicar a visualizar e se preparar para as oportunidades, possibilitando uma melhora nas decisões acerca do empreendimento.  Alguns processos podem ser otimizados em diversas áreas de um empreendimento farmacêutico, seja na compra de insumos e estoque ou na organização e nas atividades mais corriqueiras na loja.

Algumas das formas de trazer organização é a padronização das rotinas, o treinamento das equipes e a diminuição do desperdício de tempo. Essas ações fazem parte do posicionamento da sua empresa e são essenciais para aumentar a qualidade do trabalho.

Leia também Nossas farmácias cuidam de você

EXPERIÊNCIA DE COMPRA DEVE SER A MELHOR POSSÍVEL

Toda empresa possui custos desnecessários que podem ser reduzidos, mas também é preciso incluir a equipe de funcionários em algumas decisões. Compartilhar com as equipes o que pode ser melhorado e receber comentários sobre detalhes da rotina da empresa fazem toda a diferença para uma gestão comprometida com resultados e qualidade de vida.

É preciso ter condições de garantir um bom atendimento ao consumidor, sempre buscando melhorar a experiência de compra. Então procure cumprir os prazos de entrega, além de manter uma boa qualidade para produtos e serviços. Oferecer também um bom atendimento após da venda dos medicamentos é uma forma de fidelizar o cliente.

SUA DROGARIA POSSUI UM DIFERENCIAL?

Como seu consumidor será capaz de se lembrar da sua marca em um mercado com uma concorrência tão ampla? Se destacar dentro do varejo farmacêutico e conseguir exibir suas vantagens é importante para manter o consumidor satisfeito e conseguir aprimorar o que ainda precisar de ajustes.

Além de proporcionar um bom atendimento, é preciso ter organização e compartilhar com a equipe formas de melhorar. Imagem: iStock

O diferencial de uma farmácia em relação a outra nem sempre precisa ser algo complexo. Portanto, atos simples podem proporcionar uma ótima experiência de compra. O importante é saber superar as expectativas do seu público.

Para isso, você precisa realizar pesquisas de opinião para compreender o perfil dos seus consumidores e ter em mente o que o público valoriza em uma farmácia e qual experiência ele espera ter no momento de compra.

Leia também Novo ano, mas a prevenção continua

CRESCIMENTO ESTRATÉGICO PARA SEU NEGÓCIO

Não importa o tamanho da farmácia, ter um planejamento é fundamental para conseguir determinar qual caminho seguir. Por isso, estar disposto a ouvir o cliente sempre possibilita repensar atuações, trazendo novas perspectivas e diferenciais para sua drogaria.

Estabeleça diretrizes e metas possíveis de serem alcançadas, para engajar a equipe a prestar um bom atendimento. Vale a pena se programar e dividir com o time os planos para curto, médio e longo prazo, além de revisitar novas possibilidades de venda periodicamente.

Ter capacidade para se adequar e administrar seu negócio com todas as mudanças de cenário que o mundo está enfrentando, com certeza é desafiador, mas capaz de trazer aprendizado e evolução.

Aproveite nossas ofertas para este mês. Clique aqui!

 

Fonte: Sebrae | Ministério da Saúde | Farmarcas