Mantenha a saúde na terceira idade

Cada fase da vida tem suas próprias características e desafios. E quanto ao cuidado com sua saúde, não seria diferente. Para manter a agilidade física e a mente em bom funcionamento na terceira idade, alguns hábitos precisam ser postos em prática.

A SAÚDE COMEÇA NA MESA

Praticar hábitos saudáveis significa começar cuidando do seu corpo e da sua mente. Uma alimentação equilibrada, com escolhas conscientes do que você coloca no prato fazem toda a diferença. Se fumar é um hábito, pare agora.

Veja também Nossas farmácias cuidam de você

Cereais, frutas e verduras proporcionam mais vitaminas para o corpo, então aproveite para consumir esses alimentos no dia a dia. Também é preciso manter a hidratação em dia, então não se esqueça de beber água em abundância e sucos naturais.

CUIDADO COM O ESFORÇO ALÉM DA CONTA

Atividades físicas também precisam ser feitas com moderação, para não haver contusões ou quedas. Quando não estamos acostumados a nos exercitar, as chances de ter alguma lesão ou torção pode ficar mais recorrente. Para quem já tem os ossos fragilizados, decorrentes da idade, mesmo uma pequena queda pode virar um problema, portanto, tome cuidado.

Saber seus limites permite ter uma vida mais feliz na terceira idade. Imagem: iStock

Nunca faça exercícios físicos em jejum e procure usar sempre roupas e calçados leves e confortáveis. Começar com uma caminhada leve todos os dias pode ser uma ótima forma de movimentar seu corpo e evitar muitas doenças.

Veja também Reumatismo: o que você precisa saber

ATENÇÃO AOS MEDICAMENTOS

Você tem o costume de se automedicar? Se a resposta for sim, então cuidado com isso. Visitar um médico ao menos uma vez por ano ajuda a manter a saúde em dia, além de tirar suas dúvidas sobre o que pode estar errado no seu corpo. Mas vale lembrar que tomar remédios por conta própria pode ser mais prejudicial do que parece.

Veja também Saúde da pele: cuidado com tratamentos caseiros

CUIDE BEM DA SUA CABEÇA

Sabia que manter uma vida social ativa pode fazer bem para sua saúde? Estar com quem gostamos é importante para nossa mente permanecer saudável. Estar nessa fase da vida te permite escolher bem o que fazer com seu tempo livre, então aproveite para ler o que gosta, ver filmes e se dedicar ao que te faz feliz.

Um pouco de ócio é muito bom para descansar a cabeça, mas é preciso ficar atento para que os momentos desocupados não se transformem em depressão. Se for possível, evite ficar sozinho por longos períodos e mantenha a mente ocupada.

SAÚDE BUCAL PARA A TERCEIRA IDADE

À medida que envelhecemos, alguns problemas como sensibilidade bucal pode se tornar mais frequentes, favorecendo o aparecimento de cáries. Portanto, não descuide da escovação dos dentes ou do fio dental, afinal uma boca saudável significa também uma vida mais feliz .

Para te ajudar a cuidar do seu organismo na terceira idade, a Líder Popular preparou as melhores ofertas para sua rotina, clique aqui e confira.

 

Fonte: Ministério da Saúde | Blog da Saúde