Novo ano, mas a prevenção continua

O ano de 2020 já está no fim e é nessa época que surgem muitas dúvidas: será que é seguro estar com a família nesse momento? Aquela viagem de fim de ano vai poder acontecer ou não? Por mais que todos estejam cansados da vida isolada que estamos levando, ainda é preciso ficar atento aos cuidados para a prevenção à covid-19.

FESTAS DE FIM DE ANO E PREVENÇÃO

Durante todo o ano, evitar sair de casa e manter o distanciamento social foram medidas de prevenção que passaram a fazer parte da nossa rotina. De acordo com médicos especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, o coronavírus continua se espalhando e a manutenção dos cuidados, mais do que nunca, é decisiva para barrar o aumento do contágio e, consequentemente, de mortes pela ação do vírus.

Na hora de reunir a família, é importante avaliar como as pessoas estão se cuidando e ter consciência de que todos são responsáveis pela transmissão da covid-19. A essa altura, a saudade dos familiares é grande e a vontade de estar junto pode ser um passo arriscado para quem tem medo de adoecer.

CUIDADO COM AS REUNIÕES

O ideal é não sair nesse momento para ir a reuniões na casa de parentes e amigos. Mas caso vá, prefira encontros pequenos, com pessoas que já moram com você ou que estejam tomando os cuidados necessários para se proteger do coronavírus.

Os encontros que incluam pessoas de outras cidades devem ser evitados ao máximo e alguns pontos também devem ser levados em conta. Familiares que já tiveram covid, tiveram contato com quem contraiu a doença ou que apresentaram sintomas nos 14 dias antecedentes à reunião não devem participar.

Cuide-se! Mantenha a saúde na terceira idade

Isso porque com a presença dessas pessoas, aumentam os riscos para aqueles que seguiram e continuam seguindo as medidas de segurança. Se você precisa fazer uma viagem de ônibus ou avião para estar com sua família no Natal e Ano Novo, reconsidere. É preciso não perder de vista que todos estão precisando lidar com as dificuldades do distanciamento social.

As chamadas online são uma boa forma de matar as saudades e continuar se prevenindo. Imagem: iStock

PREVENÇÃO NOS ALIMENTOS E BEBIDAS

Reuniões curtas, mantendo o distanciamento físico e com o uso de máscaras ajudam na prevenção do contágio do vírus, mesmo entre pessoas assintomáticas. E vale o alerta: tocar em objetos contaminados também pode ser uma forma de contrair a doença. Utilizar embalagens, utensílios de cozinha e levar as mãos ao nariz aumenta os riscos de contágio. Que tal os convidados levarem suas próprias comidas e bebidas?

VIAJAR E DORMIR FORA DE CASA PODE?

Se você esperava ansioso por aquela viagem de fim de ano, vale a pena refletir. Você ou as pessoas que vão viajar com você tem maior risco de adoecer ao contrair o vírus?

Você está indo para um local com muita transmissão do vírus? E o local de onde vem, está com muitos casos, com hospitais sobrecarregados?

No último mês você teve contato próximo com outras pessoas que não moram com você? As pessoas com quem vai viajar também moram com você?

Para chegar ao seu destino, será preciso pegar ônibus, metrô, trem ou avião?

Se sua resposta foi positiva para alguma dessas perguntas acima, então adiar sua viagem pode ser a melhor escolha no momento. Antes de dormir fora ou chamar alguém para passar dias na sua casa, é importante verificar se os cuidados preventivos foram tomados e o que você fará caso alguém adoeça.

Vale lembrar que assim que a pessoa chegar da rua, ela precisará lavar as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Além disso, enquanto estiver dentro de casa, nada de ficar sem máscara. Mesmo na hora das refeições, é importante manter o distanciamento como forma de prevenção, já que todos estarão sem proteção no rosto.

Conheça Alimentos que restauram a imunidade

Mantenha as janelas sempre abertas para que o ar circule mais e dê preferência para as atividades em grupo serem feitas ao ar livre. Evite cantar ou gritar em ambientes fechados, para diminuir a transmissão de partículas de saliva entre as pessoas.

Com essas medidas de prevenção e a consciência de que você é responsável por sua família, mantenha o foco em começar 2021 da melhor maneira, que logo tudo isso vai passar.

Clique aqui e veja nossas ofertas

 

Fonte: Veja Saúde | Blog da Saúde | Ministério da Saúde | Agência Einstein