O significado dos sons do seu corpo

Todo organismo tem suas próprias características, que compõem quem você é. Os sons que seu corpo emite também fazem parte desse processo e merecem atenção. Mas como diagnosticá-los?

TODO CORPO EMITE SONS

Imagine uma orquestra, na qual todos os instrumentos devem compor um mesmo arranjo. Apenas um instrumento que destoe do grupo pode ser facilmente percebido e prejudicar o restante. Com o nosso corpo, funciona da mesma maneira. Quando algo não está certo, o organismo nos avisa. O importante é saber como interpretar esses sinais.

MELODIAS NATURAIS

Mesmo sendo uma boa maneira de manter sua atenção voltada para a saúde, é importante saber que o organismo possui muitos sons naturais. Conseguir percebê-los e analisá-los pode ser a chave para você se manter saudável sem se apavorar.

Uma das regiões que tem sons característicos e naturais é a da barriga. Já sentiu aquela sensação de fome que provoca trovoadas? Isso se dá por conta dos estímulos que o cérebro manda ao abdômen, fazendo com que os músculos responsáveis pela deglutição contraiam e emitam essa sensação de tempestade faminta.

Veja também: Volta às aulas com saúde

E OS SONS DESAGRADÁVEIS?

Mais abaixo, no intestino, também podemos notar sons característicos. São as tão conhecidas flatulências. Quando eliminamos todo o ar ingerido junto com a comida e os gases produzidos dentro do intestino por conta da fermentação do organismo, experimentamos o que talvez seja o mais inconveniente dos sons do nosso corpo.

Mesmo quando o som da flatulência vem acompanhado de um odor bem desagradável, não necessariamente será indicativo de que algo vai mal. O cheiro ruim pode ser somente fruto da fermentação e composição do alimento no organismo.

Além da eliminação de sons por baixo, também convivemos com o arroto, ou eructação. Através dele, eliminamos uma parcela do ar ingerido também pela boca. Se você notar arrotos constantes acompanhados de queimação, dores ou regurgitação, fique atento. Pode ser um sinal de gastrite ou refluxo e, nesses casos, o melhor é visitar um médico.

sons do corpo
Nos bebês, o arroto após a ingestão do leite é muito natural e saudável. Imagem: iStock

ATENÇÃO AOS SONS DA RESPIRAÇÃO

Está com tosse? Essa é a manifestação que acontece no nosso corpo toda vez que o organismo precisa eliminar algo estranho no aparelho respiratório. Se a manifestação durar mais de 15 dias, procure seu médico para fazer uma avaliação. E sempre mantenha a boca tampada para não atingir as pessoas próximas de você a cada tossida.

O chiado no peito também apresenta um som característico e deve ser observado de perto por um médico, para que não piore e evolua para outros problemas mais difíceis de tratar.

Se você conhece alguém que sofre com soluço, sabe que esse som pode ser encarado com irritação, apesar de ser muito natural do organismo. O que acontece quando soluçamos é a contração súbita do nosso diafragma, o músculo responsável por controlar nossa respiração. Exagerar nas porções pode ser indicativo de soluço. Cuide da sua saúde.

ESTALAR OS DEDOS FAZ MAL?

Já ouviu o som das suas juntas? Aquela boa espreguiçada pela manhã vem acompanhada do ruído que os tendões fazem ao deslizarem por uma protuberância óssea e o som é considerado inofensivo. Agora, se o estalo for constante, fique de olho! Pode ser indicativo de que há muito atrito entre a cartilagem e o osso.

O tão relaxante estalar dos dedos e juntas voluntariamente não apresenta riscos para sua saúde. Porém, cuidado com o exagero. Estalar repetidas vezes um mesmo local pode gerar inflamações e dores.

E O RONCO? FAZ PARTE DA SUA ROTINA?

Desagradável para uns, imperceptível para outros, o ronco divide opiniões em todas as famílias. O estreitamento da passagem de ar das vias aéreas causa esse ruído, que pode ser fruto de um dia exaustivo ou de álcool além da conta.

Mas quando se torna diário, o problema pode ocasionar interrupções na respiração, o que é um prato cheio para doenças cardiovasculares, portanto, monitore o sono de seus familiares e procure um médico caso tenha dúvidas sobre seu ronco.

E você? Já parou para notar alguns desses sons que seu corpo faz? A Líder Popular prepara todos os meses as melhores ofertas em produtos e medicamentos para você se manter saudável sempre.

Confira aqui nosso tabloide online

Fonte: Ministério da Saúde / Saúde Abril