Por que precisamos dormir bem?

Com as rotinas mais agitadas, os distúrbios do sono se tornaram cada vez mais comuns, tanto entre os adultos como entre os mais jovens. Portanto, dormir por tempo insuficiente ou deixar o sono acumular pode ser prejudicial à saúde. Como evitar e quais os benefícios de uma noite bem dormida para o corpo?

OS MALEFÍCIOS DA INSÔNIA

A insônia nada mais é que a dificuldade de iniciar o sono. E quem sofre desse mal sabe como a longo prazo a falta de sono pode atrapalhar a rotina e trazer outros problemas de saúde. São vários os fatores, como expectativas, problemas clínicos, problemas emocionais ou até mesmo excitação demasiada relacionada a um evento.

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Algumas pessoas tem mais dificuldade para dormir, principalmente quando expostas a situações de estresse, doenças ou mudanças de hábito. Mas todos nós estamos sujeitos a ter episódios de insônia. Entretanto, quando esses episódios se prolongam por muito tempo, é preciso estar atento.

Dormir bem ajuda a manter o organismo saudável durante todas as fases da vida.

APNÉIA PODE SER PREJUDICIAL

A obstrução das vias aéreas na região da garganta pode causar pequenas interrupções na respiração, principalmente durante a noite. Durante essas paradas, a pessoa acorda, emitindo um ronco barulhento, que pode incomodar outras pessoas. Caso você também seja do time das pessoas que roncam muito durante a noite, procure ajuda especializada, que possa tornar seu sono mais confortável, proporcionando um descanso maior.

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PERNAS INQUIETAS DURANTE A NOITE

Você já ouviu falar de um outro problema que costuma trazer desconforto para as pessoas na hora de dormir? Então preste atenção. A Síndrome das pernas inquietas é um distúrbio caracterizado por agitação involuntária das pernas. Também pode ocorrer nos braços em casos mais graves. Como consequência da agitação noturna, a pessoa tende a passar o dia mais sonolenta e indisposta.

COMO EVITAR PROBLEMAS NOTURNOS

Uma das principais questões para a existência de problemas noturnos é o sono diurno exagerado. Portanto, as principais manifestações da presença dos distúrbios ligados ao sono são alterações de humor, menos tolerância e capacidade mental reduzida.

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Para prevenir e controlar a qualidade do sono, é importante seguir algumas dicas. Procure chegar em casa pelo menos três horas antes do horário de dormir. Procure deixar claro que seu dia de trabalho acabou e agora é o momento de descansar.

Ir para a cama sem sentir sono pode ser prejudicial, então que tal se dedicar a algumas atividades relaxantes antes? Manter aproximadamente os mesmos horários para dormir todos os dias ajuda a trazer paz e acalmar o corpo. Se sentir necessidade de ajuda profissional, um médico neurologista é o mais indicado para analisar a qualidade do seu sono.

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Fonte: Ministério da Saúde | Biblioteca Virtual em Saúde | Instituto do Sono