Quais são os riscos da gravidez tardia?

Muitas mulheres optam por engravidar mais tarde, seja por uma rotina agitada, com foco na carreira ou para alcançar melhores condições financeiras para o bebê. Por conta disso, vemos mais gravidez acima dos 40 anos. Quais podem ser os riscos dessa escolha?

COM OU SEM PLANEJAMENTO

As mulheres que engravidam na faixa dos 40 anos, passam por uma fase de instinto maternal aflorado. Toda gravidez tem vantagens e desvantagens, no entanto é preciso ter em mente que as chances de engravidar na faixa dos 40 anos são menores.

Leia também Saúde da mulher: essencial para garantir conquistas

Quando a mulher tem 40 anos ou mais, a quantidade de óvulos tende a diminuir significativamente, além de os óvulos estarem mais velhos e, por isso, mais propensos a desenvolver problemas.

RISCOS PARA O BEBÊ E PARA A MAMÃE

Os riscos de aborto espontâneo e anomalias no nascimento também se tornam mais comuns e as mulheres tem mais chances de desenvolver pressão alta, diabetes gestacional e outras doenças que agravam ainda mais os riscos da gestação.

OS PERIGOS DA GRAVIDEZ DE RISCO

É importante observar alguns fatos quando uma mulher se descobre gestante. Portanto, ficar atenta a possíveis doenças pré-existentes que podem complicar a mãe e o bebê, como obesidade, hipertensão arterial, doenças da tireoide, diabetes, entre outras.

Tenha paciência para poder curtir uma gravidez tranquila.

Além dos riscos de aborto no início da gestação serem maiores, o bebê também pode desenvolver síndrome de Down, anomalias placentárias, gestação múltipla, natimortalidade e crescimento intra-uterino restrito. A possibilidade de parto prematuro também oferece riscos para a vida do bebê.

Leia também Suplementação infantil: quando é necessário?

DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR COMPLICAÇÕES

Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir a probabilidade de uma gravidez com complicações. Diversos testes já podem ser feitos mesmo durante a gravidez, para indicar e contornar alguns possíveis problemas que possa vir a ter. A vantagem em criar filhos sendo uma mulher com 40 anos ou mais é que provavelmente você terá mais paciência e poderá lidar melhor com as situações que exigem maturidade. Então, se você estiver grávida, procure fazer o pré-natal e seguir o acompanhamento médico durante toda a gestação para proporcionar uma vida mais saudável e feliz para você e seu novo bebê.

Clique aqui e nos deixe cuidar da sua saúde

 

Fonte: Blog da Saúde | Ministério da Saúde