Queda de cabelos após COVID-19

A pandemia causada pelo vírus da COVID-19 causou inúmeros traumas e sequelas, muitas delas ainda desconhecidas e podendo manifestar-se mesmo após o tratamento e diagnóstico de cura da doença.

A queda de cabelos é um dos sinais que se mostrou presente em diversos pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado de contagio. As causas podem ser diversas, porém os pacientes que apresentaram temperatura alta ou quadros mais graves da COVID-19, foram os que mais relataram a queda de cabelo, sendo assim, outras das causas, são a própria infecção, o emagrecimento e o stress pela doença, junto a redução da oxigenação do folículo capilar, que também justificam esta perca.

Cada pessoa reage de diferentes formas à essa questão, muitos pacientes já relataram que ocorreu reposição natural o que fez com que os fios que caíram dessem espaço para novos fios, porém curtos já que o cabelo tende a crescer mais lento, por isso demora a preencher o volume.

Existem fatores que podem influenciar como a genética ou alteração anterior no couro cabeludo, como calvície, nessas situações junto a COVID-19, pode realmente haver um demora na retomada dos fios para que a recuperação ocorra como antes do contagio.

Cada tipo de cabelo possui um ciclo próprio, no caso de uma infecção muito agressiva ao organismo como a COVID o ciclo pode sofrer uma mutação, em casos normais cada fio fica em um processo de crescimento em um período de 6 anos, e após entra em estado de repouso onde acaba caindo e logo sendo substituído por outro fio, já em caso de infecção grave ou outras doenças, muitos fios entram na fase de repouso e crescimento e só cairão em um prazo de 2 a 3 meses após o evento da doença.

Nesta situação ou quadros semelhantes, é recomendável que seja consultado um especialista para o diagnóstico e tratamento mais assertivos e duradouros, como a ação mais rápida de um dermatologista que pode combater a queda e acelerar a recuperação, tendo em vista que os efeitos podem ocorrer de semanas a meses. Fazer tratamentos por conta própria ou suplementação de nutrientes pode não ser o que o seu cabelo precisa, procure um dermatologista.