Saiba como envelhecer com mais saúde

Com uma expectativa de vida cada vez mais alta, a terceira idade tem se mostrado mais atenta aos cuidados com a saúde e o bem estar. Mas quais são as reais dificuldades de envelhecer e como manter a saúde nessa fase da vida?

CONSUMIR COM CONSCIÊNCIA

Tudo o que comemos tem ligação direta com nossa saúde, portanto manter bons hábitos alimentares e evitar alimentos processados ou que contenham muito açúcar pode contribuir para chegar à terceira idade com mais energia e menos chances de contrair doenças.

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Mas não basta somente uma boa alimentação. Manter um estilo de vida saudável envolve fazer exames de rotina anualmente, como glicemia, hemograma e colesterol. A partir dos 40 anos, fazer um check-up é ainda mais importante, por conta de doenças que podem se instalar de forma muito silenciosa no organismo.

Faça exercícios regularmente para garantir sua saúde no dia a dia. Imagem: iStock

ENVELHECER COM SAÚDE

Praticar exercícios físicos diariamente traz benefícios não somente ao corpo, como também é essencial para evitar doenças e dificuldades de mobilidade na maturidade. Os elevados níveis de serotonina que a atividade física proporciona evita possíveis doenças como osteoporose, além de minimizar as chances de quadros depressivos.

MAIS ATENÇÃO AO SEU ORGANISMO

Se você já costuma exercitar o corpo, é um grande passo. Mas sabia que é preciso exercitar o cérebro também para chegar à velhice com mais qualidade de vida? Procure dedicar um tempo só para você. Vale um passeio despreocupado, uma leitura ou até mesmo jogos de videogame que envolvam raciocínio.

O organismo também precisa de descanso conforme os anos avançam. Dormir cerca de 8 horas por noite e ter uma rotina de sono pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo. Se você percebe certa dificuldade de concentração nas tarefas diárias e mudanças no metabolismo, pode ser que a falta de sono esteja afetando seu organismo. Cuide de você!

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HIDRATAÇÃO SEMPRE

A melhor amiga da sua saúde durante toda a vida é, sem dúvidas, a água. Como nutriente mais abundante no organismo humano, é da água o papel de manter sua pele hidratada, transportando nutrientes para as células, além de regular a temperatura corporal e melhorar os processos de ingestão e absorção de vitaminas. Cerca de oito litros por dia é o ideal, então lembre-se de sempre ter uma garrafinha com você.

Vitaminas são essenciais para a terceira idade, pois ajudam na fixação do cálcio. Escolha períodos de 15 minutos para se expor ao sol todos os dias, desde que sejam até as 10 horas ou depois das 16 horas, sempre com protetor solar.

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