Saúde dos homens: não pise na bola

Como os homens encaram a saúde? Não só no Brasil, mas em muitos países do mundo, os homens enfrentam dificuldades quando o assunto é ir ao médico. Negligenciar os exames preventivos pode trazer descobertas desagradáveis. Saiba como evitar.

BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL

Os homens costumam faltar com a atenção na hora de cuidar do corpo e da mente. Com isso, a hipertensão é um fator que se torna mais comum para uma grande parcela dos homens adultos.

Leia também Dor nas costas é consequência de má postura?

Embora estejam cientes dos males de estar acima do peso e consumir alimentos muito gordurosos, muitos continuam apontando obstáculos e desculpas para deixar de ir ao médico. Excessos de sal, açúcar e gorduras na alimentação diária estão no topo dos hábitos ruins cultivados durante a vida.

E poucos se dedicam ao exercício físico. Para mudar esse cenário, é preciso adotar novas estratégias de prevenção e conscientização dos homens mais jovens. Afinal, eles se tornarão os idosos do futuro e precisam ser funcionais e ativos.

Iniciar uma terapia é uma ótima maneira de começar a cuidar mais da saúde.

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO

O fardo psicológico que os homens se sentem na obrigação de carregar é um dos fatores mais complicados de modificar e é aí que entra o poder da terapia. Ansiedade e depressão podem trazer consigo a incapacidade de lidar sozinho com as pressões sociais. Saiba que se sentir necessidade, procurar ajuda especializada é a melhor forma de começar a se cuidar.

Leia também Alimentação saudável no dia a dia

ORGANISMO SAUDÁVEL PARA OS HOMENS

Quando há presença de sintomas urológicos, muitos homens só então vão ao médico e começam uma jornada de corrida contra o tempo para se manterem saudáveis. Entretanto, cuidar da saúde de forma preventiva é a melhor maneira de garantir uma vida mais longa e feliz.

Hoje, cada vez mais homens brasileiros têm tido conhecimento acerca dos perigos do câncer de próstata e da necessidade de se precaver. O rastreamento precoce ainda é a melhor forma de seguir com um diagnóstico preciso e um tratamento mais eficaz. Portanto, ampliar a conscientização e trazer mais acesso à atenção primária de saúde são manobras fundamentais.

Como você cuida da sua saúde? Comente nesse post.

Veja também nossas ofertas clicando aqui

 

Fontes: Pfizer Brasil | Senar | Ministério da Saúde | Veja Saúde