Visão cansada: saiba como evitar

Passar longas horas em frente ao computador é uma das queixas que muitas pessoas apresentam para a visão cansada. Sendo uma das mais importantes formas de construirmos nossa dimensão da realidade, a visão requer atenção e cuidados.

VISITE SEMPRE UM OFTALMOLOGISTA

Uma das formas de prevenir doenças e complicações que possam afetar a qualidade da visão é a detecção precoce. E uma rápida visita de rotina ao oftalmologista pode ser o suficiente para prevenir possíveis problemas antes que se tornem graves.

Veja também Doação de sangue na pandemia: salve vidas

Algumas doenças como diabetes e hipertensão podem ter aparecimento de sintomas oculares e precisam de acompanhamento. Cada faixa etária terá uma forma de diagnosticar e tratar doenças oculares.

SAÚDE OCULAR DE ACORDO COM A IDADE

Cada faixa etária tem suas características e com a saúde do olho não seria diferente. No caso das grávidas, a prevenção e o controle de doenças infecciosas, como sífilis e gonorreia é muito importante, bem como diabetes e hipertensão, para que o bebê não tenha sequelas oculares ao nascer.

A visão cansada pode ser indício de algo mais. Cuide bem dos seus olhos. Imagem: iStock

Para garantir uma visão saudável durante toda a vida, visitar o oftalmologista com frequência e fazer os exames de rotina é essencial. A partir dos 10 anos de idade, alguns problemas como a visão cansada e a dificuldade para acompanhar as aulas podem começar a aparecer. Esse é o momento de investigar as possíveis causas, como a miopia, por exemplo.

EVITE A VISÃO CANSADA COM HÁBITOS SIMPLES

Após um ano de muitas horas em frente às telas, as crianças e adolescentes tendem a sofrer com a visão cansada, mas não é nada que o diagnóstico correto e um pouco de descanso não resolvam.

Veja também Síndrome de Burnout: evite esgotamento no trabalho

E quanto aos mais velhos? A partir dos 50 anos, tende a aumentar doenças como catarata e a degeneração natural do olho. Por isso, é muito importante preservar os olhos ainda na juventude. Para manter seus olhos saudáveis por mais tempo, preste atenção nessas dicas:

  1. Dormir no mínimo oito horas por dia ajuda a diminuir o cansaço dos olhos, além de evitar vermelhidão ocular;
  2. Evite consumir bebidas alcoólicas em excesso, pois apesar de serem metabolizadas pelo fígado, o álcool deixa resíduos tóxicos, que favorecem o envelhecimento das células oculares;
  3. Foque em uma alimentação balanceada, já que boas escolhas influenciam em todo o organismo, incluindo os olhos. Vegetais verde-escuros são ótimos para fornecer as vitaminas essenciais para a retina;
  4. Sair, só com óculos escuros com proteção ultravioleta. Essa prática minimiza os efeitos da luz UV nas células da retina, garantindo a saúde do seu olhar;
  5. Tempo seco? Cuidado com isso, pois os componentes oculares precisam se manter hidratados para serem saudáveis. Você pode utilizar colírios próprios para lubrificar os olhos;
  6. Nada de esquecer seus óculos de grau por aí. Usando corretamente óculos e lentes, evita-se que a visão cansada e outros problemas já existentes se agravem;
  7. Visite seu oftalmologista periodicamente e tire todas as suas dúvidas, seus olhos agradecem.

Aproveite para manter sua saúde ocular em dia com as melhores ofertas que preparamos para você e toda a sua família. Clique aqui!

Fontes: Blog da Saúde | Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Ministério da Saúde