Passar longas horas em frente ao computador é uma das queixas que muitas pessoas apresentam para a visão cansada. Sendo uma das mais importantes formas de construirmos nossa dimensão da realidade, a visão requer atenção e cuidados.
Uma das formas de prevenir doenças e complicações que possam afetar a qualidade da visão é a detecção precoce. E uma rápida visita de rotina ao oftalmologista pode ser o suficiente para prevenir possíveis problemas antes que se tornem graves.
Veja também Doação de sangue na pandemia: salve vidas
Algumas doenças como diabetes e hipertensão podem ter aparecimento de sintomas oculares e precisam de acompanhamento. Cada faixa etária terá uma forma de diagnosticar e tratar doenças oculares.
Cada faixa etária tem suas características e com a saúde do olho não seria diferente. No caso das grávidas, a prevenção e o controle de doenças infecciosas, como sífilis e gonorreia é muito importante, bem como diabetes e hipertensão, para que o bebê não tenha sequelas oculares ao nascer.
A visão cansada pode ser indício de algo mais. Cuide bem dos seus olhos. Imagem: iStock
Para garantir uma visão saudável durante toda a vida, visitar o oftalmologista com frequência e fazer os exames de rotina é essencial. A partir dos 10 anos de idade, alguns problemas como a visão cansada e a dificuldade para acompanhar as aulas podem começar a aparecer. Esse é o momento de investigar as possíveis causas, como a miopia, por exemplo.
Após um ano de muitas horas em frente às telas, as crianças e adolescentes tendem a sofrer com a visão cansada, mas não é nada que o diagnóstico correto e um pouco de descanso não resolvam.
Veja também Síndrome de Burnout: evite esgotamento no trabalho
E quanto aos mais velhos? A partir dos 50 anos, tende a aumentar doenças como catarata e a degeneração natural do olho. Por isso, é muito importante preservar os olhos ainda na juventude. Para manter seus olhos saudáveis por mais tempo, preste atenção nessas dicas:
Aproveite para manter sua saúde ocular em dia com as melhores ofertas que preparamos para você e toda a sua família. Clique aqui!
Fontes: Blog da Saúde | Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Ministério da Saúde