A importância das vitaminas no organismo

O cuidado com o organismo está diretamente ligado à quantidade e qualidade das vitaminas e minerais que ingerimos no nosso dia a dia. Mas como manter os nutrientes em dia com a rotina agitada que levamos?

NUTRIENTES, CALORIAS E SUAS PROPRIEDADES

Todas as substâncias químicas que compõem naturalmente os alimentos e são absorvidas pelo organismo são chamadas de nutrientes. Indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo, os nutrientes são absorvidos após a digestão dos alimentos.

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O intestino tem a função de absorver os nutrientes e, para isso, precisa das calorias. Uma unidade de calor utilizada na nutrição é a medida de energia liberada a partir da digestão dos alimentos. Cada nutriente fornece quantidades diferentes de energia, ou caloria.

Portanto, quanto maior for a variedade de nutrientes contida em um alimento, maior também será seu valor nutricional, que é o equilíbrio entre a qualidade e a quantidade nutritivas. Ao falarmos de alimentação, é possível dividirmos os alimentos em pequenos grupos, de acordo com a concentração de nutrientes.

Incluir mais vegetais e frutas na alimentação todos os dias é essencial para manter o corpo saudável. Imagem: istock

VITAMINAS: OS MICRONUTRIENTES

Há alguns tipos de nutrientes que precisam de quantidades maiores para o organismo processar. São os famosos carboidratos, gorduras e proteínas. Com um papel fundamental no funcionamento do organismo, uma alimentação completa é o que pode garantir a saúde em todas as idades.

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Já outros alimentos não precisam de uma grande quantidade de nutrientes para serem completamente absorvidos, embora também sejam essenciais para manter o corpo saudável. São os micronutrientes, encontrados nas vitaminas e nos minerais.

VITAMINAS ESSENCIAIS PARA A SAÚDE

Para encontrar as vitaminas necessárias para a regulação das funções do organismo, basta incluir frutas, vegetais e alguns alimentos de origem animal na alimentação. As vitaminas são responsáveis por evitar gripes e outras doenças, além de fortalecerem o corpo para as atividades rotineiras.

São as vitaminas que auxiliam na composição de tecidos e nos processos metabólicos. As funções vitais do organismo conseguem ser realizadas por meio de uma alimentação equilibrada, aliada a atividades físicas.

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Entretanto, a suplementação alimentar pode se fazer necessária se houver falta dessas vitaminas no corpo. Nossa rotina constantemente agitada, com alimentação fora de hora e uma grande quantidade de alimentos ultra processados pode gerar dificuldades para manter as vitaminas nos níveis saudáveis.

ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA

O corpo humano não possui a capacidade de fazer reservas de micronutrientes e quando ingerimos vitaminas acima do necessário, o excesso é tóxico e normalmente, eliminado através das fezes ou urina. Por isso, se passarmos longos períodos nos alimentando mal, será possível ver a carência de vitaminas e minerais, que podem prejudicar o metabolismo.

SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS

Beber água é essencial para manter o corpo funcionando corretamente. Além disso, uma dieta balanceada e colorida, com a presença de frutas, vegetais e fontes de proteína ajuda a manter os níveis saudáveis de nutrientes. Se ainda assim a suplementação vitamínica for necessária, principalmente para os idosos, recorrer aos suplementos pode ajudar.

Mas atenção! Não é recomendável tomar suplementos alimentares sem o auxílio de um médico, pois a quantidade necessária de macro e micronutrientes podem variar conforme a idade e em casos de gravidez, momento em que as vitaminas são extremamente importantes. Aqui na Líder Popular, você pode cuidar da sua saúde com as melhores ofertas em produtos e medicamentos.

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Fontes: Ministério da Saúde